Aprenda como utilizar o fio dental da forma correta

Você costuma utilizar fio dental depois de escovar os dentes? Se sua resposta foi positiva, excelente. Mas se aconteceu o contrário, então é melhor repensar seus hábitos.

Além de retirar os restos de comida entre um dente e outro, o fio dental ajuda a remover a placa bacteriana, sendo de grande valor na hora de manter a saúde bucal em dia.

Importância do fio dental para a saúde

Passar fio dental é uma tarefa essencial à rotina diária de higienização bucal. Somente a escovação não é suficiente para uma limpeza completa, uma vez que não alcança todas as regiões da boca.

As áreas interdentais e sob a gengiva, por exemplo, são espaços pequenos demais para o alcance das escovas, porém nesses locais ocorre o acúmulo de restos de alimentos.

Se ficarmos com um pedaço de carne preso entre os dentes, não demoramos muito para retirarmos, afinal incomoda bastante. Porém, o perigo mora nos restos menores, que vão se depositando nesses espaços naturalmente.

Se esses resíduos alimentares não forem retirados, poderão formar placas e evoluir para biofilmes bacterianos calcificados, chegando a causar cáries e gengivite. Por isso, é tão necessária a utilização do fio dental nessas regiões.

Forma correta de utilização

Passar o fio dental não é uma tarefa difícil, mas para ter eficiência e não causar ferimentos nas gengivas é preciso ser realizado de maneira precisa. O ideal é utilizá-lo pelo menos uma vez ao dia, de preferência na última escovação antes de dormir.

Para iniciar o procedimento, pegue cerca de 45 cm de fio e enrole um pouco de cada metade nos seu dedos médios, deixando um espaço livre no meio.

Com o auxilio dos seus polegares e indicadores, passe o fio ao redor da base de cada dente, deslizando-o de cima para baixo, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Mas tome cuidado para não forçá-lo, pois isso pode acabar machucando o tecido gengival, não se esqueça de utilizar uma parte nova do fio para cada dente a ser limpo.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então siga nossas redes sociais, instagram página do Facebook (@jelodontologia)! Assim você ficará por dentro das nossas próximas postagens e temas.

J&L Odontologia

Campo Grande Office & Mall