Aprenda escolher sua escova de dente

Atualmente, existem diversos tipos de escova de dente, que cada vez mais se diferem em cores e estilos. Mas, na hora de escolher uma escova que realmente não deixe a desejar na higienização bucal, é preciso ir além da estética.

Existem algumas características básicas que você precisa considerar em qualquer escova que vá comprar, além de saber ao certo o seu objetivo com esse item, para que você tome uma decisão acertada.

Características de uma escova de qualidade

Para escolher uma boa escova de dente, é preciso analisar três características principais: a cabeça, o cabo e a maciez das cerdas.

Cabo

O cabo da escova de dente deve ser principalmente firme e confortável. O objetivo é evitar que a sua mão escorregue durante a higienização e dar precisão nos movimentos realizados. Fique atento também para não escolher uma escova com um design que tenha muito sulcos e reentrâncias, pois apesar de deixar a escova mais bonita, esses detalhes facilitam a retenção de fungos e bactérias.

Cabeça

O que deve se observar em relação à cabeça da escova é o seu tamanho. O mais recomendado é que ela seja pequena, pois desse modo a escova possui mais facilidade para atuar em todos os cantos da boca, inclusive os mais difíceis.

Cerdas

Existe um mito de que as escovas com cerdas mais duras são mais eficientes na escovação, porém não caia nessa. A realidade é justamente o oposto, as escovas mais adequadas são aquelas com cerdas macias ou ultramacias, pois não causam traumas a boca.

As escovas de cerdas duras causam o desgaste do esmalte dentário, além da retração gengival. Com o tempo, isso pode levar a sensibilidade dental.

Tipos de escova de dente

Outro ponto que deve ser observado é a função que você dará para o objeto. Existem diversos tipos de escova de dente que atendem a funcionalidades diferentes. Sendo assim, descubra, abaixo, o estilo que mais se adéqua a sua necessidade.

Convencional

A escova convencional é a que todos já conhecem. Ela é utilizada na higienização diária e forma uma dupla imbatível junto ao fio dental, que é suficiente para a maioria dos casos. Em alguns casos especiais, podem ser necessários outros tipos de escova, como você confere a seguir.

Unitufo

Como o nome sugere, essa é uma escova formada por um único tufo de cerdas, em forma de cilindro. Ela é recomendada principalmente para pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos, devido ao seu poder de precisão, ao alcançar as regiões mais difíceis.

Interdental

A escova interdental é mais fina que a unitufo. A sua principal diferença é que a cabeça compreende uma haste metálica de onde surgem algumas cerdas. Ela é utilizada para higienizar áreas bastante difíceis e apertadas, como entre os dentes, próteses e aparelhos ortodônticos.

Hora de trocar de escova

Para manter a sua higienização sempre precisa e eficiente, é preciso ficar atento a vida útil da escova para trocá-la sempre que necessário. Algumas delas possuem uma faixa azul nas cerdas, que, quando clareia, indica a hora da substituição. De forma geral, o momento ideal para a troca é entre 2 e 3 meses de uso.

A escovação correta importa mais do que a escova?

É verdade que algumas marcas de escova dental vão se destacar frente a outras, porém, o que mais importa para garantir uma boa higiene bucal é manter a técnica correta de escovação. A escova é apenas um instrumento, sem a técnica não adianta nada.

Sendo assim, escove os seus dentes com movimentos vai e vem de maneira suave. Realize essa operação de maneira sequencial, assim você tem certeza de que não vai se esquecer de nenhuma região. Por último, não tenha pressa. Uma boa escovação leva em média de 2 a 3 minutos. Se você está terminando muito antes disso, deve estar apressado demais.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então siga nossas redes sociais, instagram e página do Facebook (@jelodontologia)! Assim você ficará por dentro das nossas próximas postagens e temas.

J&L Odontologia                                                                                                                                 

Campo Grande Office & Mall
Estrada da cachamorra 350 – Bloco 3B – Salas 217 e 218 – Campo Grande
Segunda a Sexta 9h às 18h e Sábados 9h às 13h
Telefone: (21) 3627-6555 / Whatsapp: (21) 96959-0330

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *