Que pasta de dente eu devo usar?

Para escolher o melhor creme dental, devemos nos basear em nossas necessidades e, também, na orientação do Cirurgião Dentista.

Evite a influência de marcas e propagandas

As propagandas são tentadoras e mostram diversos benefícios dos produtos que anunciam. No entanto, não podemos definir qual é a melhor pasta de dente baseando nossa opinião em anúncios ou marcas.

Também é preciso estar atento porque, algumas vezes, os anúncios distorcem a verdade ou omitem informações para serem mais atrativos. Com isso, ficamos sujeitos a reações indesejadas, à ineficácia do produto e à insatisfação com os resultados.

Opte por cremes dentais com flúor

O flúor é um nutriente fundamental para os dentes e que é pouco encontrado na alimentação. Por isso, os cremes dentais devem ser enriquecidos com esse mineral para que o esmalte dentário seja fortalecido e ajude na proteção contra as cáries. Mas, lembre-se que ingestão de grandes quantidades de pasta de dente com flúor é tóxico.

O ideal é escolher um creme dental que tenha pelo menos 1.000 ppm (partes por milhão) de flúor. Note que, nesse caso, não é de fato importante o valor ou a marca do produto escolhido. Afinal, esses não são fatores que determinam qual é a melhor pasta de dente. Esteja mais atento à sua composição do que a qualquer outro fator.

Para dentes sensíveis

Pessoas que sofrem com sensibilidade dentária são significativamente beneficiadas com o uso do creme dental que ajuda a reduzir esse problema. Esses produtos podem ser comprados sem receita e não apresentam risco para a saúde bucal.

Se esse for o seu caso, basta escolher uma pasta que tenha essa propriedade de formar uma camada protetora sobre o esmalte. Mas não se esqueça de que esse creme também deve conter a quantidade adequada de flúor.

Se você quiser escolher a melhor pasta de dente para sensibilidade, peça a indicação do seu Cirurgião Dentista para que ele avalie o seu caso com mais cautela e indique aquela ideal para você.

Poupe-se da ilusão dos cremes dentais clareadores

Algumas pessoas adquirem os cremes dentais com “propagandas” clareadoras acreditando que eles eliminarão o amarelado dos dentes. No entanto, escolher a pasta de dente para essa finalidade é um erro.

A sua ação se restringe à superfície do esmalte dentário e não oferece o mesmo efeito dos tratamentos dos Cirurgiões Dentistas. Outro fator importante a se considerar é que esses cremes dentais podem ser muito abrasivos ou conter substâncias que agridem o esmalte dentário e o seu uso prolongado pode ocasionar sensibilidade.

Não esqueça de que é fundamental realizar a escovação pelo menos duas vezes ao dia com uma escova macia, usar o fio dental pelo menos uma vez por dia, manter uma dieta nutritiva e passar por consultas regulares com o Cirurgião Dentista. Esses hábitos garantem dentes fortes e saudáveis, que vão compor um belo sorriso.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então siga nossas redes sociais, instagram e página do Facebook (@jelodontologia)! Assim você ficará por dentro das nossas próximas postagens e temas.

J&L Odontologia                                                                                                                                 

Campo Grande Office & Mall
Estrada da cachamorra 350 – Bloco 3B – Salas 217 e 218 – Campo Grande
Segunda a Sexta 9h às 18h e Sábados 9h às 13h
Telefone: (21) 3627-6555 / Whatsapp: (21) 96959-0330

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *